Apocalipse carioca: peste, guerra, fome e morte no noticiário

Autores

  • Gabriela Nóra Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-6342-4383
  • Débora Moreira de Castro Mesquita Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariana Souza Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ramon Valença Moniz de Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p195-209

Palavras-chave:

Jornalismo construtivo, Rio de Janeiro, Critérios de noticiabilidade

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla que se propõe a investigar como o noticiário carioca utiliza o aspecto negativo como principal critério de noticiabilidade. O “Jornalismo Construtivo” preconiza uma nova forma de abordagem das notícias pautado na função social do jornalismo, entendendo que deve-se ir além de apenas tornar público um problema, mas também munir sua audiência de informações inspiradoras que foquem em possíveis soluções.  A partir desse conceito, a hipótese central deste trabalho é a de que o ambiente apontado pela mídia pode causar pessimismo e provocar uma sensação de apatia diante de um cenário apocalíptico. Usando como metáfora os quatro cavaleiros do apocalipse bíblico – Peste, Guerra, Fome e Morte – como instrumento de análise, observa-se que as manchetes imprimem um tom de caos absoluto na cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela Nóra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Adjunta de Comunicação Social da Escola de Comunicação ECO/UFRJ, pesquisadora CNPq, jornalista e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO/UFRJ.

  • Débora Moreira de Castro Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestranda no Programa de pós-graduação EICOS - IP/UFRJ. Integrante dos grupos de pesquisa MEDIATIO: Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO/UFRJ. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

  • Mariana Souza Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Jornalista formada pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo da ECO/UFRJ e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO/UFRJ.

  • Ramon Valença Moniz de Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Estudante de Comunicação Social – Jornalismo da ECO/UFRJ, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC – CNPq) e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO/UFRJ.

Referências

GALTUNG, J and RUGE, M. The Structure of Foreign News: The presentation of the Congo, Cuba and Cyprus crises four Norwegian newspapers. In.: WOLF, Mauro. Teoria das comunicações de massa. 6ª ed. São Paulo. WMF Martins Fontes, 2012, p. 215.

GOFFMAN, Erving. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

HAAGERUP, Ulrik. Constructive news. Dinamarca: Aarhus University Press, 2017.

JACKSON, J. You are what you read. Grã Bretanha. 1ª ed.Editora: CPI Group, 2019.

SINGER, B. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular in CHARNEY, Leo & SHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SONTAG, Susan. A Doença como Metáfora. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SONTAG, Susan. Aids e Suas Metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

THOMPSON, John B. Mídia e Modernidade, uma teoria social da Mídia. 5ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, Volume I: Porque as notícias são como são. 2.ed. Florianópolis: Insular, 2005.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo Volume II – A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. 2ª ed. Florianópolis: Insular, 2008.

TUCHMANN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In.: TRAQUINA, Nelson (org.) Jornalismo - questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993, p. 74-90.

WOLF, Mauro. Teoria das comunicações de massa. 6ª ed. São Paulo. WMF Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Apocalipse carioca: peste, guerra, fome e morte no noticiário. (2020). Revista Alterjor, 22(2), 195-209. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p195-209