Políticas de comunicação, práticas comunicacionais e ações de resistência: quando comunidade, cultura e identidade entram em cena

Autores

  • João Eudes Portela de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p163-179

Palavras-chave:

Políticas de comunicação, Cultura, Identidade, Tianguá

Resumo

O estudo faz uma reflexão sobre as políticas de comunicação no Brasil, analisando como se estabeleceu esse cenário que tem se configurado em um jogo político e pouco democrático. O descompasso comunicacional tem interferido na produção, acesso e disseminação de mensagens que apresentem a pluralidade cultural brasileira. Observa-se uma ausência de investimentos, legislações e descaso público ao gerir estratégias que minimize lacunas das áreas de comunicação e mídia no Brasil. O cenário se caracteriza pela falta de espaços que promovam à diversidade cultural de sujeitos e sociedades, enquanto comunidades tentam amenizar essa realidade produzindo conteúdos em espaços virtuais minimizando essa falta de representatividade com o intuito de (re)construir uma sociedade culturalmente mais plural e democrática.

 

 

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Biografia do Autor

  • João Eudes Portela de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

    Docente Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) e doutorando no programa de pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

Políticas de comunicação, práticas comunicacionais e ações de resistência: quando comunidade, cultura e identidade entram em cena. (2020). Revista Alterjor, 22(2), 163-179. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p163-179