Os trilhos abrem caminho para o futebol brasileiro

Autores

  • Marcelo Cardoso Universidade Anhembi-Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p414-418

Palavras-chave:

Charles Miller, Futebol, Livro-Reportagem, Nacional Atlético Clube, São Paulo Railway Athletic Club

Resumo

Nacional: nos trilhos do futebol brasileiro, aborda a origem do esporte e a história do Nacional Atlético Clube, de São Paulo. O clube deriva do SP Railway Athletic Club, time ligado à empresa ferroviária inglesa onde trabalhava Charles Miller, “pai” do nosso ludopédio. Conta o autor, Leandro Massoni Ilhéu, que Miller organizou em São Paulo os primeiros jogos de futebol com regras. Ilhéu mostra características da sociedade nas primeiras décadas do século 20 por meio de subtemas como cultura, racismo, elitismo, urbanismo e imprensa, costurando-os a aspectos do futebol. A obra toca em histórias de conhecidos personagens do futebol que atuaram pelo Nacional como Jair Picerni, José Luiz Carbone e Rubens Minelli. Narrativas do livro revelam esperança, dificuldades e resiliência de funcionários, treinadores e jovens aspirantes a jogadores cujas vidas possuíram conexões com o clube em seus cem anos de história.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Cardoso, Universidade Anhembi-Morumbi

    Docente do curso de Pós-Graduação da Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo. É mestre em Comunicação e membro dos grupos de pesquisa: Comunicação e Cultura do Ouvir, Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor) e Comunicação e Esporte (Intercom). Trabalhou como jornalista em veículos como O Estado de S. Paulo e Rádios América, Bandeirantes, Capital e Eldorado, em São Paulo  Contato: cardoso_marcelo@uol.com.br.

     

Referências

ILHÉU, Leandro Massoni. Nacional: nos trilhos do futebol brasileiro. São Paulo: Casa Flutuante, 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Os trilhos abrem caminho para o futebol brasileiro. (2020). Revista Alterjor, 22(2), 414-418. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p414-418