O Ethos jornalístico nas crônicas de guerra de Rubem Braga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p210-229

Palavras-chave:

Jornalismo, Literatura, Ethos jornalístico, Crônica, Rubem Braga

Resumo

O artigo constitui uma análise da representação de um ethos jornalístico nas crônicas de guerra do escritor brasileiro Rubem Braga. O recorte empírico remete a quatro textos originalmente publicados no jornal Diário Carioca enquanto o cronista atuava como correspondente junto ao exército brasileiro na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A partir da análise das crônicas, verifica-se a complexidade por trás do ethos efetivo denotado por Rubem Braga como amálgama de um “ethos pré-discursivo”, de um “ethos dito” e de um “ethos mostrado” típicos das contradições e das precariedades do contexto em que os textos se inserem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche na Syracuse University (Nova Iorque, Estados Unidos).

  • Caio Mateus Teruel de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e jornalista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

AMOSSY, Ruth. “O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos”. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

BATISTA, Geraldo José. “O cronista com a FEB na Itália: entre o factual e o literário”. Anais do Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.

BRAGA, Rubem. Crônicas da Guerra na Itália. 7.ed. Rio de Janeiro. Record. 2014

BRAGA, Rubem. Com a FEB na Itália: crônicas. Rio de Janeiro: Zelio Valverde, 1945.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da USP, 2008.

CANDIDO, Antonio. “A vida ao rés-do-chão”. In: CANDIDO, Antonio (Org.). A Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas (SP), Rio de Janeiro: Editora da UNICAMP, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

CARVALHO, Marco Antônio de. Rubem Braga: um cigano fazendeiro do ar. 2. ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013.

CHAPARRO, Manuel. Carlos. Sotaques d’aquém e d’além mar. Santarém: Jortejo, 1998.

EGGS, Ekkehard. “Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna”. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. “A propósito do ethos”. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.

MERON, Luciano Bastos. Memórias do front: relatos de guerra de veteranos da FEB. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

MEYER, Marlyse. “Voláteis e versáteis. De variedades e folhetins se fez a chronica”.In: CANDIDO, Antonio (org.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil.Campinas (SP), Rio de Janeiro: Editora da UNICAMP, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

O Ethos jornalístico nas crônicas de guerra de Rubem Braga. (2020). Revista Alterjor, 22(2), 210-229. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p210-229