A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional
Palavras-chave:
Comunicação Audiovisual, Telejornalismo Regional, Produção Audiovisual, Regionalização, TradiçãoResumo
O objetivo deste trabalho é traçar um panorama dos veículos de mídia audiovisual na região Nordeste, vinculados às grandes corporações nacionais, bem como entender seu impacto sobre o imaginário regional. São as redes de televisão, e seus portais, a face institucional mais visível dessas corporações, que, por ora, investem majoritariamente em jornalismo. As novas tecnologias abriram outras possibilidades de produção, comercialização e difusão da informação. O acirramento da concorrência acentuou a necessidade de regionalização, característica da globalização, como já assinalava Octavio Ianni. Em busca de um diferencial, as corporações estabeleceram políticas de cobertura jornalística regional voltadas para a cultura e tradições como o Carnaval e festas juninas, convertidas em espetáculos midiáticos, com apoio do empresariado e respaldadas por políticas públicas
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-09-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Como Citar
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional. (2012). Revista Alterjor, 1, 1-19. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180