A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional

Autores

  • Luiza Cristina Lusvarghi Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Comunicação Audiovisual, Telejornalismo Regional, Produção Audiovisual, Regionalização, Tradição

Resumo

O  objetivo  deste  trabalho  é  traçar  um  panorama  dos veículos  de  mídia audiovisual  na  região  Nordeste,  vinculados  às  grandes  corporações  nacionais,  bem como  entender  seu  impacto  sobre  o  imaginário  regional.  São  as  redes  de  televisão,  e seus portais, a face institucional mais visível dessas corporações, que, por ora, investem majoritariamente em jornalismo. As novas tecnologias abriram outras possibilidades de produção,  comercialização  e  difusão  da  informação. O  acirramento  da  concorrência acentuou  a  necessidade  de  regionalização,  característica  da  globalização,  como  já assinalava  Octavio  Ianni.  Em  busca  de  um  diferencial,  as  corporações  estabeleceram políticas  de  cobertura  jornalística  regional  voltadas  para  a  cultura  e  tradições  como  o Carnaval  e  festas  juninas,  convertidas  em  espetáculos  midiáticos,  com  apoio  do empresariado e respaldadas por políticas públicas

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-09-06

Como Citar

A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional. (2012). Revista Alterjor, 1, 1-19. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180