Telejornalismo, Narrativa e Identidade: a construção dos desejos do Brasil no Jornal Nacional

  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Christina Musse Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Telejornalismo, Narrativa, Série de Reportagem, Identidade

Resumo

O artigo reflete sobre a narração da nação nos telejornais e sobre a centralidade dessa produção no processo de constituição de identidades. Associada à discussão de conceitos como os de pertencimento, identidade e hibridismo, a proposta é analisar as marcas de construção do brasileiro, telespectador, em uma série de reportagens veiculada no Jornal Nacional. Além disso, investiga-se os limites dessa produção televisiva como produto noticioso, a partir de quatro critérios de noticiabilidade aplicados à TV

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora
Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura (UnB) e doutora em Comunicação Social (Umesp), com estágio doutoral da Columbia University (NY). Professora Adjunto II da Facom-UFJF, vice-coordenadora do mestrado em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Christina Musse, Universidade Federal de Juiz de Fora
Jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ). Professora adjunto II da Facom Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresentadora do Panorama Entrevista na TV Panorama e coordenadora do Programa de Treinamento Profissional.
Publicado
2012-09-07
Como Citar
Coutinho, I., & Musse, C. (2012). Telejornalismo, Narrativa e Identidade: a construção dos desejos do Brasil no Jornal Nacional. Revista Alterjor, 1(1), 1-16. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88191