A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior

  • Guimar Dutra Lima Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste
  • Luiz Pinto Fernandes Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Palavras-chave: Imaginário, Conhecimento, Professores

Resumo

Este artigo se propôs identificar, por meio de pesquisa culturanalítica, o imaginário de um grupo de professores, diante da construção do conhecimento de seu alunado, em uma Instituição de Ensino Superior de Luziânia - GO. Foi utilizado no levantamento dos dados míticos do grupo sujeito da pesquisa, o Arquétipo Teste dos Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e a escuta sensível. Foram colhidas as representações mítico-simbólicas no imaginário do grupo. A análise dos protocolos do AT-9, complementadas com a escuta, revelou a emergência de um imaginário com estrutura polarizada no regime diurno das imagens, mais precisamente na estrutura heróica. Ficou evidente a correspondência da estrutura do imaginário emergida com as falas e posturas dos componentes da equipe de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guimar Dutra Lima, Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Mestre em Gerontologia, Enfermeira, Gestora do UNIDESC (Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste)
Luiz Pinto Fernandes, Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Doutor e Mestre em Medicina, Médico, cirurgião vascular. Advogado e especialista em Direito Público e reitor do UNIDESC (Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste)
Publicado
2012-09-09
Como Citar
Lima, G., & Fernandes, L. (2012). A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Alterjor, 4(2), 1-17. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236