Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência

Autores

  • Marcela de Cásia Guastalli Faculdades Integradas de Taquara
  • Suélen Keiko Hara Takahama Instituto Federal de Biriqui

Palavras-chave:

Comunicação Alternativa, Deficiência, Recursos

Resumo

O presente estudo resultou do trabalho de conclusão do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UNESP-Marília. A elaboração do artigo foi feita mediante pesquisa bibliográfica sobre a Tecnologia Assistiva, pesquisa esta em que se utilizaram materiais e documentos abordados no curso. A Tecnologia Assistiva é a possibilidade de utilizar a Comunicação Alternativa como estratégia e oportunização para o aluno com deficiência que tem dificuldade na comunicação. A Tecnologia Assistiva oferece recursos para a efetivação de trabalhos que possibilitam a interação do professor com o aluno e subsidia ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, uma vez que a Comunicação Alternativa abre um leque de oportunidades para a compreensão de determinadas áreas e conceitos para o aluno com deficiência e problemas na fala. O artigo traz algumas considerações sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial e de como os conceitos de deficiência foram mudando ao longo da história à medida que a sociedade evoluiu em suas áreas de conhecimento. Partindo da nova proposta do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência, buscou-se refletir sobre a comunicação como um todo, e de como a comunicação possibilita a interação do ser humano, considerando que a Comunicação Alternativa é fundamental para a inclusão do aluno na escola e na sociedade

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Biografia do Autor

  • Marcela de Cásia Guastalli, Faculdades Integradas de Taquara
    Psicopedagogia Clínica e Institucional FACCAT
  • Suélen Keiko Hara Takahama, Instituto Federal de Biriqui
    Possui graduação em pedagogia. Atualmente é professora no Instituto Federal de Birigui e interlocutora de LIBRAS da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Comunicação alternativa: acessibilidade comunicativa e recursos que possibilitam a inclusão do aluno com deficiência. (2013). Revista Alterjor, 7(1), 1-14. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88282