Social TV no Twitter: análise da repercussão da cobertura do programa Fantástico sobre a tragédia em Santa Maria

Autores

  • Juliana Lopes de Almeida Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Emilio Flávio Santos Fonseca Pontifícia Universidade Católica de Minas

Palavras-chave:

Social TV, Mídias Sociais, Twitter

Resumo

O fenômeno da Social TV desperta curiosidade e interesse de grandes redes de Televisão. Nas mídias sociais, telespectadores publicam comentários, em tempo real, sobre a programação da Televisão. Ao analisar mensagens publicadas no Twitter, por exemplo, é possível interpretar a percepção do público sobre determinado programa. Pesquisas indicam crescimento do consumo simultâneo de Televisão e Internet. A análise foi feita com base na repercussão, no Twitter, da cobertura do programa Fantástico sobre a tragédia em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Em janeiro de 2013, um incêndio na boate Kiss matou centenas de jovens e causou comoção nacional. A partir das heurísticas propostas por Geerts e De Grooff (2009), o principal escopo da pesquisa foi investigar se a rede de microblogging pode ser considerada um sistema de Social TV

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Lopes de Almeida Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Professora de cursos de pós-graduação e graduação na área da Comunicação – PUC-Minas e UNA
  • Emilio Flávio Santos Fonseca, Pontifícia Universidade Católica de Minas
    Graduado em Jornalismo pela Universidade Fumec. Pós-graduado em Produção em Mídias Digitais, pelo IEC- PUC Minas.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Social TV no Twitter: análise da repercussão da cobertura do programa Fantástico sobre a tragédia em Santa Maria. (2013). Revista Alterjor, 7(1), 1-26. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88290