Imprensa Alterantiva: discutindo o conceito

  • Pedro Lucas Oliveira dos Santos
Palavras-chave: Imprensa alternativa, Jornalismo, Contra-hegemonia, Monopólio da Mídia

Resumo

Este artigo visa discutir as diferentes concepções para a ideia de alternativo nas comunicações e propor um conceito à luz das reflexões de alguns teóricos. Tomando como pressuposto que a expressão “imprensa alternativa” pode ser usada para identificar experiências de diversas épocas e contextos históricos, propõe-se um conceito geral moldável às contingências conjunturais específicas. Entre um variado leque de denominações possíveis para definir o objeto de estudo, optou-se por “imprensa alternativa” pois é a que mais facilmente pode identificar o fenômeno de que trataremos. Por fim, faz-se uma consideração sobre as características da imprensa alternativa do século XXI

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Biografia do Autor

Pedro Lucas Oliveira dos Santos
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)
Publicado
2013-12-17
Como Citar
Santos, P. (2013). Imprensa Alterantiva: discutindo o conceito. Revista Alterjor, 8(2), 81-100. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88298