Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural

Autores

  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Federal de Ouro Preto
  • Lorena Cristine Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Thiago Guimarães Araújo Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Midiatização, Mercado Fonográfico, Gaby Amarantos

Resumo

O estudo aqui proposto pergunta sobre as novas formas de produção musical engendradas pelos usos e acessos às tecnologias e suas relações com a emergência de mercados independentes, reorganizando padrões e lógicas de produção cultural da mídia hegemônica. A pesquisa relatada tem como foco a trajetória da cantora Gaby Amarantos, questionando, a partir de sua inserção na mídia brasileira e dos discursos aí construídos – do momento de suas primeiras inserções nacionais (2010) ao auge de sua exposição (2012) –, como artistas utilizam-se de novas mídias para divulgação de seus trabalhos e de que modo, ao fazê-lo, dão a ver uma nova forma de consumo e produção musicais

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Biografia do Autor

  • Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Realizou estágio de doutorado no exterior junto à Universidad Rey Juan Carlos (URJC, Madrid), Espanha.
  • Lorena Cristine Silva, Universidade Federal de Ouro Preto
    Bcharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Thiago Guimarães Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto
    Bcharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2014-06-21

Como Citar

Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural. (2014). Revista Alterjor, 9(1), 157-173. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88318