O tênis All Star e a construção de personagens no cinema

Autores

  • Mariana Lemos Schwartz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Caio de Oliveira Santos Lima
  • Gustavo Burla Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.100242

Palavras-chave:

All Star, cinema, direção de arte, personagem

Resumo

Dentre os núcleos de uma produção cinematográfica, o departamento artístico é um dos grandes responsáveis pelo processo de interiorização da trama pelo espectador. O presente trabalho visa analisar a utilização do tênis All Star em filmes como elemento caracterizador da personalidade de seu usuário. Para tanto, foram estudados cinco longas-metragens: “Agora e para sempre” (2012), “Maria Antonieta” (2006), “Eu, robô” (2004), “Pequena Miss Sunshine” (2006) e “Sin City” (2005). Percebemos que a presença do All Star nos filmes diz muito sobre os personagens que o utilizam, visto que trata-se de um tênis que possui atrelado a si muitas simbologias que auxiliam a construção da identidade do personagem e a compreensão dessa pelo espectador

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Lemos Schwartz, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Bacharela em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e graduanda em Cinema pela UFJF
  • Caio de Oliveira Santos Lima
    Graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
  • Gustavo Burla, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
    Professor do curso de Comunicação Social do CES-JF; bacharel em Comunicação Social e Filosofia; mestre em Teoria da Literatura pela UFJF

Downloads

Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O tênis All Star e a construção de personagens no cinema. (2015). Anagrama, 9(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.100242