Comunicação visual e transformações gráficas ocorridas nas capas da revista Veja ao longo de seus 45 anos de história

Autores

  • Pricilla Tiane Vargas
  • Rafael Azevedo Centro Universitário de Brusque
  • Robson Souza dos Santos Centro Universitário de Brusque
  • Valquiria Michela John Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.100244

Palavras-chave:

Revista Veja, Capas, Comunicação Visual, Fotografia

Resumo

A capa da revista é sua “vitrine”, é o que primeiro persuade o leitor em uma banca de revistas a comprar ou não aquela edição e mesmo para o assinante que a recebe em casa, é a síntese do que ele vai encontrar de mais importante, primeira etapa de persuasão que o levará ou não à leitura. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar as transformações que foram ocorrendo na concepção gráfica da capa da revista Veja ao longo de seus 45 anos de história, completados em setembro de 2013. Buscou identificar os temas e assuntos mais enfocados, os personagens, grupos e nações mais evidenciados, mas, sobretudo, como foi trabalhada a comunicação visual nessas capas, qual a ênfase dada à fotografia, qual prática fotográfica, foi posta em ação para o desenvolvimento das capas e como foram se transformando ao longo das décadas

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pricilla Tiane Vargas
    Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali
  • Rafael Azevedo, Centro Universitário de Brusque
    Acadêmico do curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico da Fundação Educacional de Brusque – Unifebe
  • Robson Souza dos Santos, Centro Universitário de Brusque
    Jornalista, Mestre em Literatura pela UFSC. Professor dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda da Unifebe, atuou como orientador da pesquisa
  • Valquiria Michela John, Universidade do Vale do Itajaí
    Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, professora do curso de Jornalismo da Univali, atuou como co-orientadora da pesquisa

Downloads

Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comunicação visual e transformações gráficas ocorridas nas capas da revista Veja ao longo de seus 45 anos de história. (2015). Anagrama, 9(2), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.100244