O Uso da Cor no Cinema de Animação de Tim Burton

Autores

  • Tami de Castro Abreu Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Lúcia M. Andrade Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108967

Palavras-chave:

Cinema, Animação, Linguagem Cinematográfica, Cor, Tim Burton

Resumo

Se várias gerações passadas foram influenciadas pelas criações de Ray Harryhausen (1920-2013), as novas gerações que se interessam por animação sofrem a influência direta de Tim Burton (1958-). Não apenas pelo fascínio da técnica, como também pelos traços, cores e formas contidas na filmografia do cineasta. Uma das principais estratégias narrativas utilizadas por Burton para construir seus universos particulares e excêntricos concentra-se na concepção visual, destacando-se o recurso da cor. Interessa aqui compreender de que forma Burton concebe a utilização da cor em seus dois projetos pessoais realizados na técnica de stop-motion, a saber: O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas – EUA – 1993), de Henry Selick, e A Noiva Cadáver (Corpse Bride – EUA/Reino Unido – 2005), direção de Burton e Mike Johnson

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Biografia do Autor

  • Tami de Castro Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais
    Acadêmica do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Lúcia M. Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais
    Orientadora do trabalho. Professora do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2016-01-04

Edição

Seção

Artigos

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