O retorno do nacionalismo: as participações de Montenegro e Rússia no Eurovision Song Contest 2012

Autores

  • Ricardo Matos de Araújo Rios
  • Ivan Vasconcelos Figueiredo Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108975

Palavras-chave:

Eurovision Song Contest, Identificação, Ideologia, Nacionalismo.

Resumo

O presente artigo analisa os discursos ideológicos e políticos nas músicas submetidas por Montenegro e Rússia na edição do Eurovision Song Contest(ESC) de 2012. O concurso musical é palco para a emergência e evocação de traços nacionalistas, os quais projetam sensos de sociabilidade e identificações. Especificamente, realiza-se o mapeamento e discussão dos processos ideológicos presentes nas letras das canções, os quais são estudados aqui metodologicamente nas categorias conceituais: sagrado dissumulado e sagrado mostrado de Guilbert (2007). Paralelamente, investiga-se a projeção de sensos de identificação nas músicas, característica necessária para a adesão a esses discursos. O percurso teórico perpassa pelos conceitos de identidade, ideologia e nacionalismo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Matos de Araújo Rios
    Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, pela UFSJ
  • Ivan Vasconcelos Figueiredo, Universidade Federal de São João del-Rei
    Orientador do trabalho e do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica supracitado. Professor no curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ, Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG

Downloads

Publicado

2016-01-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O retorno do nacionalismo: as participações de Montenegro e Rússia no Eurovision Song Contest 2012. (2016). Anagrama, 10(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108975