A Estrutura Temporal na Narrativa Complexa: estudo de caso da Série "How to Get Away With Murder"

Autores

  • Heidi Campana Piva
  • Letícia Passos Affini

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135298

Palavras-chave:

Audiovisual, Televisão, Ficção Seriada, Construção Temporal, Narrativa Complexa.

Resumo

A compreensão da estrutura temporal e a análise dos aspectos composicionais e estilísticos da ficção seriada How to Get Away With Murder foi realizada a partir da desconstrução dos episódios da série em uma matriz com as categorias fundamentais: sequência, tempo, espaço, personagem e ação. Com a aplicação dos conceitos de Bordwell, Mittel e Cameron referentes à narrativa complexa, levanta-se a seguinte questão: sabendo-se que a reorganização de eventos fora da ordem cronológica em uma Narrativa Complexa cria demandas por um espectador ativamente engajado, o espectador contemporâneo está mais propenso a aceitar uma narrativa na qual os elementos de começo, meio e fim estejam rearranjados?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heidi Campana Piva
    Graduanda do curso de Comunicação Social: Radialismo, FAAC/UNESP. Integrante do grupo de pesquisa CNPq: Grupo de Análise do Audiovisual (GrAAu) que realiza atividades de pesquisa com ênfase em questões contemporâneas relativas à linguagem audiovisual, ao ciberespaço e à cibercultura. Apoio FAPESP 2015/17934-1.
  • Letícia Passos Affini

    Professora Doutora do curso de Comunicação Social: Radialismo e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, da FAAC/UNESP. Atuou no mercado por dez anos e realiza pesquisas de produção de conteúdo com ênfase em Linguagem Audiovisual.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Estrutura Temporal na Narrativa Complexa: estudo de caso da Série "How to Get Away With Murder". (2017). Anagrama, 11(1). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135298