RELAÇÕES TÉCNICAS E CONCEITUAIS ENTRE A PINTURA E A COLAGEM

  • Matheus Muniz Lourenço de Souza
  • Lucas Ribeiro de Melo Costa
Palavras-chave: Colagem, Pintura, Arte Contemporânea, Arte Moderna.

Resumo

Nesse artigo, é discutido as produções artísticas que envolvem a colagem através dos movimentos modernos da história da arte e seus desdobramentos na arte contemporânea, abordando os aspectos estéticos e conceituais. É destacado o processo de inserção da colagem nas artes atrelado à pintura, bem como o momento em que essa linguagem passa a ter autonomia no meio artístico. Com isso, o estudo apresenta as novas relações dessas produções com o seu entorno (espaço) através de novas poéticas que dialoguem com o campo expandido e que, de alguma forma, carregam o modo de pensar tal procedimento em suas produções.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Muniz Lourenço de Souza
Aluno do curso de licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Administração de Artes de Limeira. Inserido no Programa de Iniciação Científica pelo Pic-FAAL, desde maio de 2017; sob orientação do Prof. MSc. Lucas Ribeiro de Melo Costa.
Lucas Ribeiro de Melo Costa
Mestre em Artes Visuais pela Unesp. É professor do curso de Licenciatura em Artes da Faal.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
Souza, M., & Costa, L. (2017). RELAÇÕES TÉCNICAS E CONCEITUAIS ENTRE A PINTURA E A COLAGEM. Anagrama, 11(2). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/141518
Seção
Artigos