A alteridade entre o consumo e a vivência: O jornalismo internacional e a cobertura de conflitos na perspectiva de correspondentes e editores

  • Juliana Santoros Miranda Universidade Anhembi Morumbi
  • José Augusto Mendes Lobato Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Jornalismo internacional, Cobertura de conflitos, Identidade, Alteridade, Representações

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que tem como propósito analisar a cobertura jornalística de conflitos, com foco na compreensão dos modos de tratamento e representação da alteridade. Nosso recorte abrange o trabalho jornalístico feito sobre a região do Oriente Médio e do Norte da África, pondo em diálogo reflexões dos estudos culturais, jornalísticos e linguísticos, além de entrevistas com profissionais especializados na área – correspondentes e editores da área Internacional. Os resultados demonstram a relevância dos processos de tradução cultural, a adoção de estratégias narrativas específicas, como a função testemunhal do jornalista, e os principais critérios de edição adotados à hora de falar do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Santoros Miranda, Universidade Anhembi Morumbi

Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Artigo produzido no âmbito do projeto de pesquisa “Jornalismo internacional e a cobertura de conflitos: representação cultural em ambientes multiplataforma”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica da universidade, sob a orientação do Prof. Dr. José Augusto Mendes Lobato.

José Augusto Mendes Lobato, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Anhembi Morumbi
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Professor das universidades São Judas e Anhembi Morumbi, nos cursos de Jornalismo, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas. Coordenador de conteúdo e editor na agência Report Sustentabilidade. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2011) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade da Amazônia (2009).
Publicado
2018-11-13
Como Citar
Miranda, J., & Lobato, J. A. (2018). A alteridade entre o consumo e a vivência: O jornalismo internacional e a cobertura de conflitos na perspectiva de correspondentes e editores. Anagrama, 12(2). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/147784