Cinegrafistas: as lentes do telespectador

  • Maria Zita Almeida Batista dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Rubens Ferreira Costa

Resumo

Ao longo da história da televisão, pouco se fala a respeito do trabalho dos cinegrafistas e sua importância no ambiente jornalístico. O presente artigo tem por objetivo apresentar o cotidiano dos cinegrafistas, sua relação com jornalistas e as dificuldades por não ser esta uma profissão reconhecida. A metodologia adotada deu-se através de entrevistas, pesquisa bibliográfica e descritiva. As entrevistas foram realizadas com dois cinegrafistas, um da TV Paraíba, afiliada Rede Globo e um da TV Itararé, afiliada TV Cultura, em Campina Grande/PB, e com tempos de profissão distintos, para possibilitar a análise de diferentes percepções. Em nossas considerações, sugerimos que uma das soluções mais rápidas para sanar déficit e dificuldades no/do mercado seria inserir uma disciplina nessa linha, nos cursos superiores de Jornalismo.

 

Palavras-Chave: Cinegrafista. Televisão. Imagem. Telejornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Ferreira Costa
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). E-mail. rubensfcosta22@gmail.com.
Publicado
2018-11-13
Como Citar
Almeida Batista dos Santos, M., & Costa, R. (2018). Cinegrafistas: as lentes do telespectador. Anagrama, 12(2). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/150126