Espiritismo e humor no Youtube: dinâmicas de comunicação religiosa do canal Amigos da Luz

  • Alanne Almeida Universidade Estadual da Paraíba
  • Robéria Nascimento Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Este artigo deriva de uma pesquisa em curso[1] que investiga os mecanismos de humor adotados pelo Canal Amigos da Luz na comunicação do Espiritismo via plataforma do Youtube.  A empatia do riso decorre da junção entre dramaturgia e comédia trazendo novos contornos à relação mídia e religiosidades conforme o paradigma da midiatização (FAUSTO NETO, 2008; MARTINO, 2016). Do ponto de vista metodológico uma análise narrativa (MOTTA, 2013) observa os esquetes para verificar a adoção da paródia em torno do segmento filosófico-religioso. Resultados preliminares sobre os comentários dos usuários indicam que a estratégia da comicidade tem favorecido o entendimento dos conceitos espíritas.

 

[1] Intitulada “Fronteiras da paródia e do riso: sentidos de midiatização religiosa do Canal Amigos da Luz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alanne Almeida, Universidade Estadual da Paraíba

Aluna do Curso de Jornalismo da UEPB. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UEPB 2018/2019).

Robéria Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Curso de Jornalismo da UEPB e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB). Doutora em Educação (UFPB).

Publicado
2019-06-04
Como Citar
Almeida, A., & Nascimento, R. (2019). Espiritismo e humor no Youtube: dinâmicas de comunicação religiosa do canal Amigos da Luz. Anagrama, 13(1). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/152060