O início da publicidade em Barbacena (MG) uma análise das publicidades veiculadas no jornal O Parahybuna em 1837

  • Márcio Ribeiro Ferreira Rosa UNIPAC
  • Ricardo Matos de Araújo Rios
Palavras-chave: Artigo, Iniciação Cientifica, Publicidade, Barbacena, Ethos, História da Mídia, O Parahybuna

Resumo

A presente obra analisa as campanhas públicitarias do extinto jornal impresso 'O Parahbuna' de Barbacena Minas Gerais. 

O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as primeiras peças publicitárias veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), inseridas no jornal O Parahybuna, em 1837. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais presentes no jornal O Parahybuna em 1837 e analisar os consequentes locus sociais, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-04
Como Citar
Rosa, M. R., & Rios, R. (2019). O início da publicidade em Barbacena (MG) uma análise das publicidades veiculadas no jornal O Parahybuna em 1837. Anagrama, 13(1). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/153180