Complexidade narrativa

A série Lucifer e as percepções do mito do Diabo

Autores

  • Valtyennya Campos Pires Universidade Estadual da Paraíba
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2019.153940

Palavras-chave:

Série televisiva, Complexidade Narrativa, Imaginário Cultural

Resumo

O texto aborda uma pesquisa em andamento sobre a série americana Lucifer (criada pela Warner Bros e exibida no Universal Channel) destacando sua complexidade narrativa, que alia suspense e humor parodiando o mito do Diabo no imaginário cultural. Os fãs se manifestam sobre a produção através do site www.luciferbrasil.com.br dedicado aos espectadores da trama. Informações sobre o enredo e interlocuções de jovens receptores repercutem os episódios configurando o fenômeno midiático da sociedade contemporânea denominado “cultura de séries”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduada em Comunicação Social (UEPB). Professora Associada do Departamento de Comunicação Social (UEPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB), vinculada à Linha de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Formação Docente. Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular (DECOM/UEPB). Orienta estudos que articulem os eixos temáticos: Educação e Pensamento Contemporâneo; Estudos Culturais e Identidade Docente; Formação docente e Práticas Pedagógicas; Educação Intercultural; Ensino Religioso e Currículo Escolar; Processos de Educomunicação. Tem interesse por Metodologia da Pesquisa e pelas convergências entre comunicação, linguagem midiática, teoria da complexidade, gênero, narrativas da teleficção, identidades culturais, hibridismos midiático-religiosos e mediações literárias.

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

Complexidade narrativa: A série Lucifer e as percepções do mito do Diabo. (2019). Anagrama, 13(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2019.153940