Os fãs brasileiros de O mundo sombrio de Sabrina

percepções sobre o consumo midiático, as adaptações e a publicidade

  • Rafael Jose Bona FURB - Universidade Regional de Blumenau e UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Daniel Henrique Moreira do Amaral
Palavras-chave: narrativa; consumo; mídia; publicidade; O mundo sombrio de Sabrina.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos fãs brasileiros acerca da webserieO mundo sombrio de Sabrina (Netflix, 2018 e 2019). A metodologia é do tipo documental, de abordagem qualitativa e quantitativa e as técnicas de análise de conteúdo. Foi aplicado um formulário on-line de perguntas, com 235 fãs, dividido em quatro dimensões: perfil do fã, a relação do consumo midiático da ficção seriada, as questões de adaptações e a publicidade. Como principal resultado constatou-se que O mundo sombrio de Sabrinapossui um público jovem e é formado, em sua maioria, por mulheres. O webseriadoé assistido, principalmente, pelo smartphone, tem interesse em temas relacionados a bruxaria e afins, além de ter um prévio conhecimento sobre a personagem em outras narrativas de mídia. O trailer também é considerado bem produzido e passa a mensagem que a narrativa do webseriadotransmite por meio da linguagem da publicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Jose Bona, FURB - Universidade Regional de Blumenau e UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Docente da Universidade Regional de Blumenau e da Universidade do Vale do Itajaí. Colaborador do PPGE/FURB. 

Daniel Henrique Moreira do Amaral

Graduado em Publicidade e Propaganda (FURB).

Publicado
2019-10-14
Como Citar
Bona, R., & Moreira do Amaral, D. (2019). Os fãs brasileiros de O mundo sombrio de Sabrina. Anagrama, 13(2). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/159539