Composição marcária e consumo nas feiras livres de São Paulo: reflexões teórico-metodológicas

theoretical-methodological reflections

Autores

  • Marcelo dos Santos Marcelino Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.163575

Palavras-chave:

Feira livre, Consumo, Identidade marcária, Comunicação, Performance

Resumo

Este artigo discute aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa sobre comunicação e consumo na feira livre. O objetivo é apresentar as inquietudes que uma revisão da pesquisa nos trouxe, a saber: 1) a conceituação sobre o que se entende como marca na/da feira livre; 2) o comunicacional da feira livre; e 3) as dimensões sobre identidade e diferença marcária, seguidas de uma discussão sobre o caráter performático daquilo que chamamos de composição marcária relacional. Por fim, nos direcionamos a pensar em como considerar a complexidade comunicacional do objeto sem deixar de lado as dimensões simbólicas e sensíveis, além do comprometimento político dos estudos de consumo.

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Biografia do Autor

  • Marcelo dos Santos Marcelino, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Graduando em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: marcelo.marcelino@usp.br.

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

Composição marcária e consumo nas feiras livres de São Paulo: reflexões teórico-metodológicas: theoretical-methodological reflections. (2020). Anagrama, 14(1), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.163575