Ethos do homossexual brasileiro e fetiche da subjetividade na Revista Junior

uma análise discursiva de “Forte, zen, delicioso”

Autores

  • Agenor Rodrigues Junior Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Pereira da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.165699

Palavras-chave:

Subjetividade, Análise do discurso, Ethos discursivo, Homosexual, Revista Junior

Resumo

O fetiche da subjetividade baseia-se na sociedade contemporânea e produz uma ilusão à medida que o sujeito resiste às “repetidas tentativas de objetificá-lo”. Nesse sentido, a subjetividade do consumidor torna-se a terra a ser explorada pela cultura midiática. Apoiados no arsenal teórico-metodológico da Análise do Discurso de tradição francesa, dado que possibilita uma leitura interpretativa que trafega pelos “vestígios” e subjetividades demarcadas pela enunciação, mobilizamos os conceitos de semântica global e ethos discursivo para uma análise da Revista Junior na reportagem que carrega o título: “Forte, zen, delicioso”, inferindo traços à personalidade de um sujeito enunciador, que se aloca “para além do texto”, atuando enquanto fiador de modelos de conduta inerentes à construção de uma identidade homossexual pautada pela visão de mundo da publicação.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Agenor Rodrigues Junior, Universidade Estadual Paulista

    Mestrando no programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC) – Campus de Bauru. Jornalista formado pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Integra o grupo de pesquisa “DisCo 21 – Discurso e Comunicação no século XXI”, cadastrado no Cnpq.

  • Marcelo Pereira da Silva, Universidade Estadual Paulista

    Pós-doutor em Comunicação. Docente permanente do Mestrado Interdisciplinar em “Linguagens, Mídia e Arte” e dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Mídias Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). 

Downloads

Publicado

2020-06-23

Como Citar

Ethos do homossexual brasileiro e fetiche da subjetividade na Revista Junior: uma análise discursiva de “Forte, zen, delicioso”. (2020). Anagrama, 14(1), 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.165699