Clodovil Hernandes: a política entre o grotesco e o espetáculo na mídia brasileira

Autores

  • Karen Kohn Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM
  • Caroline Casali Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35295

Palavras-chave:

Comunicação, política, espetáculo, Clodovil Hernandes

Resumo

Este artigo traz como questão central a análise do tratamento midiático sobre Clodovil Hernandes, no período pós-eleições 2006. Nas reflexões aqui empreendidas acerca da relação entre comunicação e política, resgatam-se os conceitos de comunicação do grotesco, de Muniz Sodré; de midiatização, de Eliseo Verón; e de sociedade do espetáculo, de Guy Debord. Considera-se, como resultado das reflexões realizadas, que a mídia tem pré-julgado e legitimado a imagem de Clodovil como um Deputado debochado, despreparado e politicamente ignorante. Além disso, para além do tratamento midiático, o fenômeno de votos alcançados por Clodovil evidencia a valorização excessiva do grotesco e do espetáculo em nossa sociedade

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Biografia do Autor

  • Karen Kohn, Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM
    Acadêmica do segundo semestre do Curso de Jornalismo do Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM (CESNORS/UFSM)
  • Caroline Casali, Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM
    Professora Assistente do Curso de Jornalismo do CESNORS/UFSM. Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos

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Publicado

2009-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Clodovil Hernandes: a política entre o grotesco e o espetáculo na mídia brasileira. (2009). Anagrama, 1(1), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35295