Questão de gênero e raça: o desempenho escolar de meninos negros

Autores

  • Andréia Botelho de Rezende

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35299

Palavras-chave:

Gênero, Raça, Ensino Fundamental, Masculinidades, Meninos

Resumo

A pesquisa aqui descrita abrangeu entrevistas com uma professora e quatro meninos negros de uma segunda série em uma escola pública na cidade de São Paulo. Os meninos negros entrevistados apresentavam um desempenho escolar igualmente insatisfatório. Apesar disso, foi possível perceber que eles desenvolviam diferentes estratégias para lidar com as exigências e regras escolares. Em alguns casos, eles assumiam uma atitude “antiescola” e eram protagonistas freqüentes de conflitos com colegas e professores. Em outros casos, no entanto, eles procuravam meios alternativos para serem reconhecidos e elogiados, por exemplo, sendo prestativos e solícitos. A partir destes resultados, concluímos pela heterogeneidade do grupo de meninos negros em relação as suas posturas e atitudes frente às dificuldades de aprendizagem

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Botelho de Rezende
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e integrante do grupo “Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual” (EDGES), coordenado pelas professoras Dra. Marília Pinto de Carvalho (FEUSP) e Dra. Cláudia Pereira Vianna (FEUSP).

Downloads

Publicado

2009-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Questão de gênero e raça: o desempenho escolar de meninos negros. (2009). Anagrama, 1(2), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35299