Questão de gênero e raça: o desempenho escolar de meninos negros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35299Palavras-chave:
Gênero, Raça, Ensino Fundamental, Masculinidades, MeninosResumo
A pesquisa aqui descrita abrangeu entrevistas com uma professora e quatro meninos negros de uma segunda série em uma escola pública na cidade de São Paulo. Os meninos negros entrevistados apresentavam um desempenho escolar igualmente insatisfatório. Apesar disso, foi possível perceber que eles desenvolviam diferentes estratégias para lidar com as exigências e regras escolares. Em alguns casos, eles assumiam uma atitude “antiescola” e eram protagonistas freqüentes de conflitos com colegas e professores. Em outros casos, no entanto, eles procuravam meios alternativos para serem reconhecidos e elogiados, por exemplo, sendo prestativos e solícitos. A partir destes resultados, concluímos pela heterogeneidade do grupo de meninos negros em relação as suas posturas e atitudes frente às dificuldades de aprendizagemDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-03-18
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Questão de gênero e raça: o desempenho escolar de meninos negros. (2009). Anagrama, 1(2), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35299