Análise Retórico-Comparativa de Críticas Cinematográficas ao Cinema Brasileiro atual: O caso Abril Despedaçado

Autores

  • Caroline de Aragão Bahia Martins Universidade Católica de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35301

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro, Crítica de Cinema, Retórica, Discurso

Resumo

Neste artigo, objetiva-se analisar o processo retórico-persuasivo de construção do discurso da crítica cinematográfica, tendo como referência uma análise comparativa entre os textos das revistas Veja e Bravo! acerca do filme Abril Despedaçado, de Walter Salles. A partir de um exame moldado na detecção das marcas de valor, marcas de justificação de valor, marcas das estratégias de persuasão e marcas contextuais presentes nos textos em referência, intenta-se tornar perceptível, através delas, os argumentos auxiliadores na confecção de um discurso persuasivo. E, uma vez ciente do papel da crítica cinematográfica, enquanto intermediador da polifonia de vozes atuantes em um filme, propõe-se tornar evidente a condição de variabilidade de tal discurso, em função do tempo, do público destinatário e dos objetivos da persuasão

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Biografia do Autor

  • Caroline de Aragão Bahia Martins, Universidade Católica de Salvador
    Graduanda do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade & Propaganda pela Universidade Católica do Salvador, bolsista da FAPESB/UCSal e pesquisadora do Grupo de pesquisa em análise da crítica de cinema (GRACC).

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Publicado

2009-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise Retórico-Comparativa de Críticas Cinematográficas ao Cinema Brasileiro atual: O caso Abril Despedaçado. (2009). Anagrama, 1(2), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35301