Sobre a possibilidade de os filmes comerciais apresentarem características de filmes de arte a partir do trabalho do diretor Tim Burton

Autores

  • Gabriela Figueiredo Leite Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana de Souza Alves Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35315

Palavras-chave:

Cinema de arte, cinema comercial, Tim Burton, estética do cinema

Resumo

O trabalho discute as possibilidades de filmes comerciais não serem feitos apenas com a finalidade do lucro, mas também com intuitos artísticos, e assim, busca mostrar que o cinema de arte e o cinema comercial não podem ser definidos a partir de conceitos dogmáticos. Utilizando como base teórico-metodológica o livro “A Estética do Cinema”, de Gerard Betton, serão analisados filmes do cineasta americano Tim Burton, seu estilo de linguagem, sua montagem, a iluminação, as características vindas de determinadas tendências cinematográficas, entre outros conceitos. O objetivo do trabalho é aprofundar a discussão entre esses dois tipos de cinema e verificar seus pontos de convergência e divergência a partir dos filmes de Burton

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Biografia do Autor

  • Gabriela Figueiredo Leite, Universidade Federal de Pernambuco
    Aluna do 4° período do Curso de Comunicação Social com graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Mariana de Souza Alves, Universidade Federal de Pernambuco
    Aluna do 4° período do Curso de Comunicação Social com graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2009-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sobre a possibilidade de os filmes comerciais apresentarem características de filmes de arte a partir do trabalho do diretor Tim Burton. (2009). Anagrama, 1(3), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35315