Salve o Cinema: o dispositivo atravessado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35337Palavras-chave:
Dispositivo, Documentário, Ficção, Mohsen MakhmalbafResumo
Este trabalho propõe uma análise do filme “Salve o cinema” (“Salaam cinema”, 1995), do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, a partir de uma leitura do conceito de dispositivo. Busca-se, a partir da observação dos pontos de contato entre partes de construção e de imprevisibilidade do filme, compreender a dinâmica entre o registro e a produção dos acontecimentos. A partir das características particulares do dispositivo construído em “Salve o cinema”, indaga-se sobre a relação que ele estabelece com sua exterioridade, ultrapassando a pura contingência do acontecimento filmado e introduzindo tensões entre os regimes documental e ficcionalDownloads
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Publicado
2009-03-19
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Salve o Cinema: o dispositivo atravessado. (2009). Anagrama, 2(1), 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35337