Salve o Cinema: o dispositivo atravessado

Autores

  • André Mintz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Débora Pessali Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Vitor Leal Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laura Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35337

Palavras-chave:

Dispositivo, Documentário, Ficção, Mohsen Makhmalbaf

Resumo

Este trabalho propõe uma análise do filme “Salve o cinema” (“Salaam cinema”, 1995), do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, a partir de uma leitura do conceito de dispositivo. Busca-se, a partir da observação dos pontos de contato entre partes de construção e de imprevisibilidade do filme, compreender a dinâmica entre o registro e a produção dos acontecimentos. A partir das características particulares do dispositivo construído em “Salve o cinema”, indaga-se sobre a relação que ele estabelece com sua exterioridade, ultrapassando a pura contingência do acontecimento filmado e introduzindo tensões entre os regimes documental e ficcional

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Biografia do Autor

  • André Mintz, Universidade Federal de Minas Gerais
    Aluno de graduação do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Débora Pessali, Universidade Federal de Minas Gerais
    Aluna de graduação do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Vitor Leal, Universidade Federal de Minas Gerais
    Aluno de graduação do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laura Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais
    Aluna de graduação do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos