Evapora-se a Garoa: análise sociossemiótica de um anúncio de cerveja nos 450 anos de São Paulo

Autores

  • Luiz Octávio dos Anjos Lucas Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Alice Andrade de Souza Descardeci Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35344

Palavras-chave:

Semiótica, Sociossemiótica, Publicidade

Resumo

O presente artigo se propõe a aplicar em uma peça publicitária o inventário de recursos semióticos proposto por Kress e van Leeuwen, tendo-se como ponto de partida os ensinamentos peircianos de Semiótica e as recentes noções propostas pela Sociossemiótica. A análise demonstra a utilização do referido inventário para a compreensão de eventos comunicativos, no caso, o anúncio publicitário de uma bebida alcoólica

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Biografia do Autor

  • Luiz Octávio dos Anjos Lucas, Universidade Federal do Tocantins
    Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Pará, especialista em Comunicação, Sociedade e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela UFT.
  • Maria Alice Andrade de Souza Descardeci, Universidade Federal do Tocantins
    Doutora em Educação pela Universidade de Londres. Professora no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Evapora-se a Garoa: análise sociossemiótica de um anúncio de cerveja nos 450 anos de São Paulo. (2009). Anagrama, 2(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35344