A etnografia na comunicação: estratégias e metodologias desenvolvidas para o estudo do programa radiofônico Sala de Redação

Autores

  • Marcel Neves Martins
  • Viviane Borelli Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35345

Palavras-chave:

Sala de Redação, Mídia, Etnografia

Resumo

Para a realização da pesquisa “Sala de Redação: um estudo etnográfico das dinâmicas e estratégias de enunciação dos debatedores” foi exigida a articulação de uma série de estratégias e metodologias para o desenvolvimento do trabalho de campo. Entender o funcionamento do programa demandou o estudo e desenvolvimento de estratégias para a realização das observações. Este artigo busca discutir as técnicas de pesquisa, as estratégias metodológicas e o trabalho de campo na área de Comunicação Social. A discussão resulta de uma parte do trabalho final de graduação do curso de Comunicação Social – Jornalismo, do Centro Universitário Franciscano (Unifra), desenvolvido em 2007 sobre o programa radiofônico de debates Sala de Redação, da Rádio Gaúcha – Porto Alegre, RS

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcel Neves Martins
    Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria, RS.
  • Viviane Borelli, Centro Universitário Franciscano
    Orientadora do TFG. Professora adjunta do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria, RS. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A etnografia na comunicação: estratégias e metodologias desenvolvidas para o estudo do programa radiofônico Sala de Redação. (2009). Anagrama, 2(1), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35345