Aventuras na História: intermediários culturais, mercado editorial e cultura de consumo

Autores

  • Marcela Rosa Mastrocola Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35346

Palavras-chave:

Revistas de História, Mercado Editorial, Jornalismo, História

Resumo

O objetivo deste artigo é tentar compreender o fenômeno das revistas de História, caracterizado pelo surgimento concentrado de publicações dedicadas a esse tema. Para tentar encontrar uma explicação para esse acontecimento, o estudo concentra-se em identificar quais características do momento atual podem ter sido determinantes para o surgimento dessas publicações. Como se trata de uma questão editorial, também se faz fundamental a busca por características do mercado editorial brasileiro que possam associar-se a ela. A partir disso, uma análise do discurso do redator-chefe da “Aventuras na História” e de algumas reportagens desta publicação tenta mostrar como acontece a relação, muitas vezes conflituosa, entre o campo jornalístico e o campo da História, evidenciando algumas características que podem ajudar a compreender o fenômeno

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Biografia do Autor

  • Marcela Rosa Mastrocola, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e graduanda em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aventuras na História: intermediários culturais, mercado editorial e cultura de consumo. (2009). Anagrama, 2(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35346