Uma Abordagem Funcionalista no Estudo do Item “ocorre que"

Autores

  • Cibele Terezinha de Paula Sobral Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Luciana Duarte Baraldi Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Vanessa dos Santos Marques Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35356

Palavras-chave:

Gramaticalização, Português do Brasil, "Ocorre que”.

Resumo

A organicidade inerente à língua faz com que seu conjunto seja renovado continuamente. A faculdade da linguagem renova-se conforme a comunidade lingüística a utiliza. Sendo assim, muitos vocábulos são inseridos, outros excluídos ou usados com maior ou menor freqüência, e, portanto, sua recorrência no sistema lingüístico se dá por parte dos falantes que o constituem. Diante do dinâmico quadro da língua, pretendemos analisar o item “ocorre que” por meio de uma perspectiva funcionalista do estudo da linguagem, uma vez que essa corrente preocupa-se em verificar o modo como a língua é utilizada por seus falantes no ato de comunicação como ferramenta para alcançar suas intenções no momento da enunciação e, com isso, identificar os estágios dos processos de gramaticalização pelos quais nosso objeto de estudo está passando

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Biografia do Autor

  • Cibele Terezinha de Paula Sobral, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduanda do sexto semestre de Letras (Português/Italiano) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH–USP).
  • Luciana Duarte Baraldi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduanda do sexto semestre de Letras (Português/Italiano) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH–USP).
  • Vanessa dos Santos Marques, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduanda do sexto semestre de Letras (Português/Italiano) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH–USP).

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma Abordagem Funcionalista no Estudo do Item “ocorre que". (2009). Anagrama, 2(2), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35356