Domingo (nada) Legal: mapeamento do sensacionalismo em programas de auditório

Autores

  • Luara Krasnievicz Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões
  • Pricila Aparecida Aita Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões
  • Caroline Casali Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35361

Palavras-chave:

Televisão, Estratégias discursivas, Espetáculo.

Resumo

Muito se fala sobre o sensacionalismo na televisão brasileira, porém pouco se sabe sobre a caracterização desse sensacionalismo na telinha. Este artigo apresenta um mapeamento das estratégias discursivas usadas no programa Domingo Legal, buscando analisar em que medida essas estratégias caracterizam o discurso do programa como sensacionalista. A partir da investigação empreendida, evidencia-se a forma como o programa utiliza-se de situações rotineiras e pessoas comuns para criar verdadeiros espetáculos midiáticos, visando conquistar – e manter – seus telespectadores

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Biografia do Autor

  • Luara Krasnievicz, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões
    Acadêmica do terceiro semestre do Curso de Comunicação Social – Jornalismo do CESNORS/UFSM.
  • Pricila Aparecida Aita, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões
    Acadêmica do terceiro semestre do Curso de Comunicação Social – Jornalismo do CESNORS/UFSM.
  • Caroline Casali, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões
    Professora Assistente do Departamento de Ciências da Comunicação do CESNORS/UFSM. Jornalista formada pela UFSM e Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS.

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Domingo (nada) Legal: mapeamento do sensacionalismo em programas de auditório. (2009). Anagrama, 2(2), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35361