Infância, Consumo e Mídia: costurando a realidade das crianças na contemporaneidade

Autores

  • Brenda Guedes Universidade de Fortaleza
  • Fernanda Porto Universidade de Fortaleza
  • Filipe Acácio Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35369

Palavras-chave:

Consumo, Infância, Mídia, Três Espiãs Demais.

Resumo

A partir de uma pesquisa realizada, em 2007, pelo Grupo de pesquisa da Relação Infância e Mídia (GRIM), com crianças de escolas particulares e públicas, na cidade de Fortaleza-CE, surgiu a necessidade de discussão sobre a infância contemporânea, e a forte influência do consumo e das novas tecnologias no cotidiano infantil. Durante a aplicação dos questionários pôde-se perceber o apelo que os desenhos animados têm junto às crianças no que se refere à preferência por determinados programas televisivos. Dentre eles, destacouse a série Três Espiãs Demais, cujo conteúdo nos levou a costurar reflexões sobre a utilização de estereótipos e o incentivo ao consumo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Brenda Guedes, Universidade de Fortaleza
    Graduanda no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, a autora é pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa da Relação Infância e Mídia (GRIM); e Assistente de Comunicação da Associação dos Docentes da UNIFOR.
  • Fernanda Porto, Universidade de Fortaleza
    Graduanda no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, a autora é pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa da Relação Infância e Mídia (GRIM); e desenvolve trabalhos na área de Comunicação Visual.
  • Filipe Acácio, Universidade de Fortaleza
    Graduando no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza, o autor é pesquisador voluntário do Grupo de Relação da Infância e Mídia (GRIM). Desenvolve trabalhos em direção de arte, design gráfico e fotografia.

Downloads

Publicado

2009-03-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Infância, Consumo e Mídia: costurando a realidade das crianças na contemporaneidade. (2009). Anagrama, 2(3), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35369