O Estresse Ocupacional e a Síndrome de Burnout no Ambiente de Trabalho: Suas Influências no Comportamento dos Professores da Rede Privada do Ensino Médio de João Pessoa

Autores

  • Shirley Luanna Vieira P. Genuíno Universidade Federal da Paraíba
  • Marcos da Silva Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Elaine Medeiros de Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35426

Palavras-chave:

síndrome de burnout, estresse ocupacional, professores.

Resumo

O propósito da presente pesquisa foi investigar a ocorrência de estresse ocupacional e síndrome de burnout em professores da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa. Participaram da pesquisa nove professores, de ambos os sexos, que lecionam em diversas escolas e estas foram escolhidos aleatoriamente. Na coleta dos dados foi empregado um quadro baseado no Maslach Burnout Inventory (MBI), composto por 29 questões que buscavam identificar a presença do burnout a partir de três dimensões: comportamental, cognitiva e física, e 17 perguntas que analisaram o perfil dos pesquisados. Os resultados obtidos demonstram que: 30,76% comportamentais, 38,45% físicos e 30,76% cognitivos, sendo assim podemos afirmar que a maioria dos professores apresentou diversos sintomas do estresse ocupacional e em apenas 11,11% foram apresentadas características da síndrome de burnout

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Shirley Luanna Vieira P. Genuíno, Universidade Federal da Paraíba
    Graduanda em Administração de Empresas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba e técnica em gestão de micro e pequena empresa.
  • Marcos da Silva Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Graduando em Administração de Empresas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
  • Elaine Medeiros de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Graduanda em Administração de Empresas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Graduanda em História pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2009-10-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Estresse Ocupacional e a Síndrome de Burnout no Ambiente de Trabalho: Suas Influências no Comportamento dos Professores da Rede Privada do Ensino Médio de João Pessoa. (2009). Anagrama, 3(2), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35426