A construção do popstar: A figura estratégica do ídolo das massas na indústria cultural.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35427Palavras-chave:
ídolo, indústria cultural, imagem.Resumo
A intenção deste ensaio é refletir os caminhos pelos quais percorre a indústria da cultura para criação e manutenção dos ídolos das massas. Como são construídos os ídolos e como se configuram as estratégias que os promovem e os acomodam no imaginário do público, dando destaque para a trajetória de concepção do popstar: sua seleção, idealização e promoção. Como são estabelecidas as iniciativas que visam elevar ao máximo o valor simbólico da figura em questão e, consequentemente, a ritualização desses ícones expressando o caráter fetichista da adoração dos ícones das massas. Aqui, o objetivo é questionar os artifícios que encobrem a grande engrenagem que move a indústria de emoções: o ídolo popDownloads
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Publicado
2009-10-28
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
A construção do popstar: A figura estratégica do ídolo das massas na indústria cultural. (2009). Anagrama, 3(2), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35427