A construção do popstar: A figura estratégica do ídolo das massas na indústria cultural.

Autores

  • Thiago Ramires da Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35427

Palavras-chave:

ídolo, indústria cultural, imagem.

Resumo

A intenção deste ensaio é refletir os caminhos pelos quais percorre a indústria da cultura para criação e manutenção dos ídolos das massas. Como são construídos os ídolos e como se configuram as estratégias que os promovem e os acomodam no imaginário do público, dando destaque para a trajetória de concepção do popstar: sua seleção, idealização e promoção. Como são estabelecidas as iniciativas que visam elevar ao máximo o valor simbólico da figura em questão e, consequentemente, a ritualização desses ícones expressando o caráter fetichista da adoração dos ícones das massas. Aqui, o objetivo é questionar os artifícios que encobrem a grande engrenagem que move a indústria de emoções: o ídolo pop

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Biografia do Autor

  • Thiago Ramires da Costa, Universidade Federal Fluminense
    Recém-formado em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (colação fev. de 2009) e, atualmente, estudante do curso de graduação em Estudos Culturais e Mídia. Área de pesquisa e interesse: arte; cultura; comunicação e mídia.

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Publicado

2009-10-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A construção do popstar: A figura estratégica do ídolo das massas na indústria cultural. (2009). Anagrama, 3(2), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35427