Abdias do Nascimento e o Teatro Negro: fórmula de democratização étnico-social da sociedade brasileira

Autores

  • Rosângela Fonceca do Nascimento Universidade do Estado da Bahia. Faculdades do Sul
  • Manoel Santos Mota Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35428

Palavras-chave:

Palavras-chave, democracia étnico-racial, relações sociais, teatro.

Resumo

O texto se constitui numa revisitação ao livro “Abdias do Nascimento: o griot e as muralhas”. Neste processo, apresentamos o Teatro Negro, mais conhecido nacionalmente como TEN, que se demonstrou como importante meio e instrumento de, nessa ordem, discussão e reflexão acerca da temática étnico-racial na sociedade brasileira. Para tanto, elencamos e analisamos trechos-chave da obra, a fim de que se consiga fazer ver sua importância e atualidade

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Biografia do Autor

  • Rosângela Fonceca do Nascimento, Universidade do Estado da Bahia. Faculdades do Sul
    Pós-graudanda em Leitura e Produção Textual pelas Faculdades do Sul - FACSUL/UNIME e graduanda em Letras Vernáculas pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia - DCHT XVIII, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
  • Manoel Santos Mota, Universidade do Estado da Bahia
    Graduando em Licenciatura em História pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia – DCHT –, Campus XVIII (Eunápolis), da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

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Publicado

2009-10-05

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Abdias do Nascimento e o Teatro Negro: fórmula de democratização étnico-social da sociedade brasileira. (2009). Anagrama, 3(2), 1-6. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35428