Indústria Cultural e o espetáculo: os contrastes teóricos entre a Escola de Frankfurt e os Estudos Culturais Contemporâneos.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35442Palavras-chave:
Indústria cultural, Espetáculo, Escola de Frankfurt, Estudos Culturais.Resumo
As teorias concebidas sob o viés marxista expressam sua percepção catastrófica da sociedade de consumo. A Escola de Frankfurt, através do discurso de Adorno, intitula de indústria cultural a inclusão das artes no sistema planificado e estruturado de mercantilização da cultura, além de colocá-la como manipuladora das massas para a contemplação passiva. Debord inaugura o conceito de sociedade do espetáculo e nos revela uma sociedade contemporânea pautada pelo consumo de imagens. Contudo, os estudos culturais complexificam algumas questões levantadas pela Escola de Frankfurt e pelos situacionistas, refletindo os novos modos de ser e a cultura da mídia instaurada pela indústria do entretenimento, lançando mão de um novo campo aberto para as problemáticas da sociedade contemporânea - um pensamento crítico aberto e flexível, subvertendo a distinção entre cultura superior e inferiorDownloads
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Publicado
2010-02-07
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Indústria Cultural e o espetáculo: os contrastes teóricos entre a Escola de Frankfurt e os Estudos Culturais Contemporâneos. (2010). Anagrama, 3(3), 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35442