A Educomunicação como Processo Formativo: uma abordagem sobre violência no âmbito escolar

Autores

  • Jones Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Shelli Uílla da Rosa Vidoto Universidade Federal de Santa Maria
  • Cadiani Lanes Garcez Universidade Federal de Santa Maria
  • Kauan Prates Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35452

Palavras-chave:

Cidadania, Comunicação Comunitária, Educomunicação.

Resumo

Este artigo aborda concepções de educomunicação e relata uma experiência de comunicação comunitária, a partir do projeto Educação Com & Para a Mídia. Por meio da técnica de grupo focal, aferiram-se as percepções dos conteúdos veiculados pelas mídias televisiva e impressa e a relação de fatos noticiosos a respeito da violência escolar com a realidade diária de estudantes da 6ª série do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, da cidade de Santa Maria. O projeto de educação para a mídia representa uma possibilidade de que os processos comunicativo e educativo revelem-se formadores de sujeitos que exerçam de forma plena a cidadania na sociedade graças ao desenvolvimento da capacidade crítica dos indivíduos, de oportunidades de reflexão e da educação para a convivência em comunidade

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Biografia do Autor

  • Jones Machado, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmico do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Shelli Uílla da Rosa Vidoto, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmico do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Cadiani Lanes Garcez, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmico do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Kauan Prates Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmico do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação e Coordenadora do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2010-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Educomunicação como Processo Formativo: uma abordagem sobre violência no âmbito escolar. (2010). Anagrama, 3(4), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35452