A Concha e o Clérigo: aproximações e divergências entre Antonin Artaud e o Surrealismo

Autores

  • Renata de Pina Costa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35459

Palavras-chave:

Antonin Artaud, surrealismo, A concha e o clérigo, O teatro e seu duplo.

Resumo

O presente ensaio pretende fornecer um panorama do movimento surrealista com o objetivo de verificar algumas aproximações destas idéias com a teoria de Antonin Artaud. Após isso, será feita uma análise do filme A concha e o clérigo que é considerado o primeiro filme surrealista. O argumento e a cenografia são de Artaud e é com base nesse filme que o ensaio pretende apontar algumas idéias artaudianas sobre a sétima arte. Por ultimo, será feita a relação entre o cinema e o teatro de Artaud tendo com base o livro O teatro e seu duplo

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Biografia do Autor

  • Renata de Pina Costa, Universidade Federal do Paraná
    Graduada em Comunicação Social pela PUC-PR, Mestre em Filosofia pela UFPR e atualmente graduanda em Ciências Sociais pela UFPR.

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Publicado

2010-03-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Concha e o Clérigo: aproximações e divergências entre Antonin Artaud e o Surrealismo. (2010). Anagrama, 3(4), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35459