Entre o Ler e o Fazer: a relação dos mitos sociais de feminino e masculino nas revistas com o modo de vida de seus leitores

Autores

  • Aline Josiane Schuster Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Caroline Casali Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35464

Palavras-chave:

Discurso, Gênero, Revistas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar se os mitos encontrados nas revistas femininas e masculinas se aplicam no dia-a-dia de seus leitores, constituindo neles novas formas de ser e agir. Para tanto, foram estudadas pesquisas que analisaram os mitos de revistas femininas e masculinas e, após este estudo, foram aplicados questionários a leitores voluntários, buscando estabelecer comparação entre os hábitos desses leitores e os mitos evidenciados nas revistas que consomem. Levou-se em conta, para a pesquisa, a noção de contrato de leitura de Verón (1983) e de mito barthesiano. Em suma, os resultados apontam para uma leitora que faz uso das dicas propostas pelos periódicos, enquanto que leitores do gênero masculino obtêm nas revistas simples forma de entretenimento

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Josiane Schuster, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Graduanda do 7° semestre do Curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo do Centro de Educação Superior Norte do RS (Cesnors), o 9° centro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Frederico Westphalen, RS, e-mail: aline.schuster@hotmail.com.
  • Caroline Casali, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora Assistente do Departamento de Ciências da Comunicação do Cesnors/UFSM, Campus de Frederico Westphalen, RS, e-mail: carolcasali@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2009-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre o Ler e o Fazer: a relação dos mitos sociais de feminino e masculino nas revistas com o modo de vida de seus leitores. (2009). Anagrama, 3(1), 1-11. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35464