O descentramento identitário na política e o papel da mídia

Autores

  • Vinícius Werneck Barbosa Diniz Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35477

Palavras-chave:

Identidade, política, pós-modernidade

Resumo

Análises de estudiosos modernos das ciências sociais defendem um conceito diferenciado de identidade: entendem o termo como fluido, não essencialista e fragmentário. Durante muito tempo, entretanto, a identidade foi tratada como natural, essencial, permanente e previsível. Em uma sociedade em que tudo é mediado, os discursos produzidos pelos meios de comunicação assumem um papel central. Como esse novo contexto midiático e essa nova forma de entender a identidade (de certa forma pós-moderna) costuram mídia e política?

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Biografia do Autor

  • Vinícius Werneck Barbosa Diniz, Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Comunicação
    Graduando da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista de iniciação científica no Programa de Educação Tutorial (SESu/MEC); co-autor de capítulo do livro “Identidades políticas e personagens televisivos" e autor de artigos científicos publicados em periódicos indexados.

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Publicado

2009-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O descentramento identitário na política e o papel da mídia. (2009). Anagrama, 3(1), 1-11. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35477