Fandom: cultura participativa em busca de um ídolo

Autores

  • Camila Monteiro Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35481

Palavras-chave:

Fandom, Fórum, Convergência de Mídias, Remediação, Inteligência Coletiva.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar o funcionamento dos chamados fandoms na internet, em especial os do reality show norte-americano American Idol e como eles refletem a convergência das mídias, inteligência coletiva, troca de capital social e remediação. Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudados dois diferentes fandoms: o Idolforums e o ONTD_AI. Ambos são fóruns norte-americanos, abertos ao público para a discussão de assuntos referentes ao programa. Como os objetos de estudo são dois fandoms da internet que retratam um programa de TV cujo objetivo é encontrar um ídolo musical, a convergência de mídias juntamente com a cultura participativa (Jenkins, 2008) são carros-chefe deste trabalho

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Monteiro, Universidade Católica de Pelotas
    Acadêmica do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas

Downloads

Publicado

2010-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar