A Reeleição de Lula na Imprensa Espanhola: um Estudo sobre Hegemonia, Identidade e Representação a partir da Análise dos Jornais Espanhóis El País e El Mundo

Autores

  • Ricardo Rojas Fabres Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35491

Palavras-chave:

Identidade, Representação, Lula

Resumo

O presente trabalho analisa a cobertura política dos dois maiores jornais espanhóis, El Mundo e El País, durante a reeleição do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa observou as matérias divulgadas pelos dois jornais entre os dias 01 e 31 de Outubro de 2006, a partir dos exemplares catalogados na Hemeroteca Municipal de Sevilha. Neste sentido, busca-se entender como a imprensa espanhola reproduz a imagem de Lula, da política e da sociedade brasileira, problematizando a questão da identidade, a partir dos conceitos de Hall (2000). Além disso, pretende-se, também, inserir os sistemas de representação em um espectro ideológico construído segundo os conceitos de “hegemonia” e “superestrutura” em Gramsci (1984). Por fim, o trabalho discute a possível mitificação da realidade brasileira e do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, tomando como referência o conceito de Mito para Barthes (2000)

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Biografia do Autor

  • Ricardo Rojas Fabres, Universidade Católica de Pelotas
    Graduando em Comunicação Social – habilitação Jornalismo na Universidade Católica de Pelotas (Brasil) e aluno de intercâmbio da Facultad de Comunicación da Universidad de Sevilla (Espanha)

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Publicado

2010-07-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Reeleição de Lula na Imprensa Espanhola: um Estudo sobre Hegemonia, Identidade e Representação a partir da Análise dos Jornais Espanhóis El País e El Mundo. (2010). Anagrama, 4(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35491