A Brincadeira de Faz-de-conta e a Teoria da Mente: algumas reflexões

Autores

  • Ana Virginia Gomes de Souza Pinto Universidade de São Paulo. Faculdade Filosofia Letras Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35513

Palavras-chave:

Brincadeira de faz-de-conta, Teoria da Mente, Imaginação, Metarrepresentação.

Resumo

Este artigo aborda a relação entre a brincadeira de faz-de-conta e a teoria da mente, entendida aqui como o estado de conhecimento que as crianças pequenas têm de si mesmas e dos outros. Ressalta também a importância dessa brincadeira na assimilação da realidade do cotidiano por parte dessas crianças, assimilação obtida através da imaginação e da fantasia, favorecendo o desenvolvimento infantil. Serão apontadas neste artigo as habilidades necessárias para a atividade do fazer de conta na compreensão dos estados mentais, configurando-se assim, sua importância na compreensão do mundo social, considerando diferentes entendimentos da função metarrepresentacional

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Biografia do Autor

  • Ana Virginia Gomes de Souza Pinto, Universidade de São Paulo. Faculdade Filosofia Letras Ciências Humanas
    Normalista, graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração Escolar), Letras (Português/Inglês), membro do GPPL (Grupo Pesquisa em Psicolinguística) da FFLCH (Faculdade Filosofia Letras Ciências Humanas)

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Publicado

2010-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Brincadeira de Faz-de-conta e a Teoria da Mente: algumas reflexões. (2010). Anagrama, 4(3), 1-11. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35513