Machado de Assis e João: do ri(s)o à ironia – o conto submerso em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35517Palavras-chave:
Conto, Leitura Crítica, Literatura.Resumo
O conto, no rastro do conhecimento sobre gêneros textuais, apresenta-se como uma forma narrativa de menor extensão (A. Soares, 2006). Apesar da aparente superficialidade de uma narrativa curta, divaga pelos elementos componentes dos demais gêneros textuais, e absorve para si um complexo de graça, beleza e subjetividade. De forma densa, dialoga com o flagrante (A. Soares, 2006) ao invés de abarcar a totalidade do enredo. Quando o estudo desse gênero literário é aprofundado, traços como o humor e a ironia, por exemplo, tornam-se mais tácteis; além disso, possibilita-se o contato inédito do aluno com uma “segunda história”, ou seja, aquela que se afasta da leitura aparente e encontra-se nas entrelinhas do texto (S. Brayner, 1981). Neste trabalho, através da prática ledora de contos de Machado de Assis e João do Rio, pretendemos suscitar uma leitura atenta nos alunos, capaz de levá-los à produção de diferentes sentidos no texto (Orlandi, 2001) e à percepção da ironia como porta-voz da crítica social (H. Bloom, 2001)Downloads
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Publicado
2010-12-23
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Machado de Assis e João: do ri(s)o à ironia – o conto submerso em sala de aula. (2010). Anagrama, 4(3), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35517