Mulher Búfalo: O Processo Criativo na Construção de uma Performance
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35531Palavras-chave:
Oyá, Candomblé, Processo Criativo, Performance, Duplo.Resumo
Esta dissertação observa e analisa o panteão religioso do Candomblé,abordando os principais aspectos de seus rituais sagrados e de suas narrativas míticas. Dando ênfase à figura feminina e arquetípica de Oyá-Iansã, este estudo se propõe, fundamentalmente, analisar as características deste orixá, no intuito de reconstruir o exercício cênico intitulado “Mulher Búfalo”, apresentado na Montagem “Sobre Todas as Coisas”, de 2009, sob direção de Margha Vine. A pesquisa busca um diálogo entre o universo ritualístico do Candomblé e a linguagem da performance-arte. Este trabalho relata os detalhes do processo criativo da construção de uma nova cena, que se baseia na investigação de um corpo cênico que componha o arquétipo de Oyá sob a influência de elementos recentes, introduzidos durante o estudo assim como, a presença de um outro orixá, Oxum, de características quase que opostas, à deusa africana, tema desta pesquisa.Observando questões que giram em torno do conceito de duplo, arquétipo e processo criativo, este trabalho se concretiza através busca de uma linguagem pessoal e híbrida, preenchida de instintos, relatos pessoais e a procura por uma técnica particularDownloads
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Publicado
2011-04-20
Edição
Seção
Dossiês
Como Citar
Mulher Búfalo: O Processo Criativo na Construção de uma Performance. (2011). Anagrama, 4(4), 1-43. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35531