Microblogs como Espaço de Propaganda Política: um estudo de caso do twitter

  • Carolinne Eliasquevici Universidade Federal do Pará
  • Maria Ataíde Malcher Universidade Federal do Pará
  • Marianne Kogut Eliasquevici Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: twitter, mídia social, propaganda política.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a forma pela qual os políticos candidatos à presidência do Brasil de 2010 utilizam o Twitter para fazer propaganda, por meio da revisão bibliográfica pertinente ao assunto e da análise de alguns posts selecionados deste mircroblog, no período de abril a junho de 2010, para demonstrar conceitos tratados no artigo. Como considerações finais, verificou-se que os políticos se utilizam de estratégias como redução de distâncias simbólica e transparência das ações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolinne Eliasquevici, Universidade Federal do Pará
Estudante de graduação do curso de Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Pará. E - mail: carol_quevici@hotmail.com
Maria Ataíde Malcher, Universidade Federal do Pará
Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) onde é coordenadora do Programa de Pós-graduação “Comunicação, Cultura e Amazônia” e dos projetos “Ciência e Comunicação na Amazônia”, “Academia Amazônia-Produtora Audiovisual” e “ABC Digital”. Pesquisadora líder dos Grupos de Pesquisa, do CNPq, Audiovisual e Cultura (GPAC) e Preservação: Comunicação, Ciência e Meio Ambiente. Pesquisadora do Grupo Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latina
Marianne Kogut Eliasquevici, Universidade Federal do Pará
Mestre em Ciência da Computação pela COPPE-UFRJ. Doutora em Ciências Socioambientais pelo NAEA-UFPA. Professora adjunta da Faculdade de Computação (UFPA). Colaboradora na Assessoria de Educação a Distância (UFPA)
Publicado
2011-06-12
Como Citar
Eliasquevici, C., Malcher, M., & Eliasquevici, M. (2011). Microblogs como Espaço de Propaganda Política: um estudo de caso do twitter. Anagrama, 5(1), 1-12. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35586
Seção
Artigos